Xô, Zika!! > Na mídia > Saúde lança campanha de combate ao Aedes Aegypti
Xô Zika
Saúde lança campanha de combate ao Aedes Aegypti
Jornal do Brasil
11/02/2017

O Rio de Janeiro tem um novo herói: Dezinho, um menino típico carioca, que chegou para ensinar crianças, jovens e adultos sobre a importância da mobilização popular no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Lançado nesta sexta-feira (10/2), o personagem já recebeu o apoio de crianças, jovens e artistas, como os cantores Naldo Benny e Neguinho da Beija Flor, que criaram composições especialmente para o novo herói. 

A Cidade do Samba foi o palco do lançamento oficial do personagem, em um evento que contou com a presença do sambista, acompanhado da bateria da azul e branca de Nilópolis, e do secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

– As crianças têm grande poder de mobilização e vão nos ajudar a mostrar para toda a sociedade que, para vencer esse inimigo, é preciso que cada um faça a sua parte. Nosso personagem vai ensinar a todos que bastam dez minutos, uma vez por semana, para vistoriar nossas casas e eliminar possíveis focos do mosquito, evitando a água parada. Até mesmo por conta da crise financeira, decidimos neste ano por uma campanha criativa e colaborativa, utilizando a internet e o celular como principais meios de comunicação. A grande mensagem é: todo mundo pode se transformar no Dezinho – afirmou o secretário.

Grandes protagonistas na missão de conscientizar a todos sobre a necessidade da mobilização popular, as crianças mostraram que já estão prontas para ensinar a todos sobre o perigo que o mosquito representa. Pequena passista do projeto social Sonho do Beija Flor, da agremiação de Nilópolis, Kevelyn, de 6 anos, mostrou que já sabe como combater o vilão transmissor de doenças.

– Eu gostei do Dezinho, ele é muito legal. Na minha casa, a gente não deixa nenhum lugar com água parada, para o mosquito não nascer – contou Kevelyn, que mora em Nilópolis.

Dezinho também esteve no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, onde ensinou professores e alunos sobre o combate ao mosquito, além de dançar ao funk com o cantor Naldo Benny. Para o secretário de Educação, Wagner Victer, o assunto precisa ser levado para as salas de aula de todo o estado.

– O combate ao mosquito tem tudo a ver com as práticas de cidadania que buscamos passar para os nossos estudantes. A campanha tem nosso total apoio. Certamente os poderes de convencimento e de mobilização da garotada serão fundamentais nessa missão, que é de todos nós – explicou Victer.

Dezinho

O herói ganhou vida pelo traço do ilustrador e designer Luciano Freitas, da equipe da Secretaria de Saúde, e o objetivo é que possa ser utilizado por todas as prefeituras e outros órgãos que queiram promover o engajamento em ações de vigilância em Saúde. Materiais para imprimir – como panfletos e um jogo dos 10 erros interativo – e adesivos Morador Nota 10 para serem colados nas residências durante visitas dos agentes da Vigilância estão disponíveis com licença Creative Commons (sem limitações de direitos autorais) no site www.riocontraoaedes.com.br.

Além do material disponível no site, também estão livres para download tirinhas em quadrinhos com as aventuras do Dezinho e sua família, GIFs animadas e vídeos, para postar nas redes sociais e compartilhar pelo Whatsapp. Tudo com dicas de como combater o mosquito no dia a dia. O personagem também vai percorrer diferentes regiões do estado nas ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya. Nas próximas semanas, os compromissos do Dezinho ainda incluem visitas a colégios estaduais, em uma parceria entre as secretaria de Saúde e de Educação.

Neste sábado (11/2), o personagem marca presença no mutirão de limpeza e combate ao mosquito da Colônia de Férias do Projeto Botinho, da comunidade da Praia da Rosa, na Ilha do Governador, a partir das 10h.

Dados

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, no período de 1º de janeiro a 1º de fevereiro, foram notificados 901 casos suspeitos de dengue, 47 casos de zika e um caso de chikungunya. As notificações foram compiladas a partir dos dados inseridos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) pelos municípios de todo o estado.

– A mobilização da sociedade é fundamental para evitar a proliferação do mosquito. Com uma vistoria completa em casa, uma vez por semana, é possível interromper o ciclo de reprodução do inseto, que pode ser de até dez dias. Sabemos que este é um mosquito de hábitos domésticos, portanto, é preciso que todos façam sua parte para benefício de toda a sociedade. É o que buscamos mostrar nesta campanha – disse Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde.

<< voltar
Secretaria Estadual de Saúde
Links interessantes

  • Programa Estadual de Transplante
  • Rio sem fumo
  • Rio imagem
  • Rio com saúde
  • 10 minutos salvam vidas
Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil