Xô, Zika!! > Na mídia > Selminha Sorriso participa de campanha contra o mosquito da dengue em hospital
Xô Zika
Selminha Sorriso participa de campanha contra o mosquito da dengue em hospital
Extra
16/02/2017

O mascote Dezinho levou sua mensagem contra o Aedes aegypti nesta terça-feira aos pequenos pacientes do Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, n a Zona Oeste do Rio. O boneco contou com uma ajuda especial em mais uma etapa da luta contra o mosquito, a porta-bandeira Selminha Sorriso e as crianças do projeto social Sonho do Beija Flor, da escola de samba de Nilópolis. Todos percorreram o ambulatório e os andares do hospital, conscientizando não só as crianças, mas também pais e familiares, sobre a importância de combater o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A porta-bandeira Selminha Sorriso, seus pequenos passistas e o boneco Dezinho levaram aos corredores do hospital o espírito carnavalesco, convidando a todos para dançar ao som do samba interpretado por Neguinho da Beija-flor.

- É muito importante conscientizar as crianças, vejam como elas aprendem a mensagem rápido. As crianças são maravilhosas. Eu vou vestir a camisa da campanha e divulgar nas redes sociais também. É importante cada um fazer seu papel - explicou Selminha Sorriso e completou cantando - Olha o menino Dezinho aí, não podemos deixar o mosquito se criar.

No ambulatório da unidade, a mãe do pequeno David Júnior, de 1 ano e meio, que correu para abraçar o boneco, falou sobre a importância deste tipo de evento no hospital.

- Ele ainda é muito pequeno para entender como é bom esse tipo de campanha. Mas é muito bom vocês virem aqui, vejam como ele está feliz. Esse recado contra o mosquito está sendo transmitido da melhor maneira, tem que ter isso sempre. Ele vai crescer já sabendo - disse Caroline dos Santos, que é moradora de São Gonçalo.

O personagem Dezinho tem como objetivo a mobilização da sociedade, com foco voltados para as crianças. O menino herói ganhou vida pelo traço do ilustrador e designer Luciano Freitas, da equipe da Secretaria estadual de Saúde. Materiais para imprimir – como panfletos e um jogo dos 10 erros interativo – e adesivos "Morador Nota 10" para serem colados nas residências durante visitas dos agentes da Vigilância estão disponíveis com licença Creative Commons (sem limitações de direitos autorais) no site www.riocontraoaedes.com.br .

Além do material disponível no site, também estão livres para download tirinhas em quadrinhos com as aventuras do Dezinho e sua família, GIFs animadas e vídeos, para postar nas redes sociais e compartilhar pelo Whatsapp. Tudo com dicas de como combater o mosquito no dia a dia. O personagem também vai percorrer diferentes regiões do estado nas ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya. Nas próximas semanas, os compromissos do Dezinho ainda incluem visitas a colégios estaduais, numa parceria da SES com a Secretaria de Estado de Educação.

<< voltar
Secretaria Estadual de Saúde
Links interessantes

  • Programa Estadual de Transplante
  • Rio sem fumo
  • Rio imagem
  • Rio com saúde
  • 10 minutos salvam vidas
Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil