Xô, Zika!! > Notícias > Inverno também é momento de combater e prevenir
Xô Zika
Inverno também é momento de combater e prevenir
Inverno também é momento de combater e prevenir
21/06/2019

Aos poucos o friozinho, mesmo que discreto, já vinha anunciando a chagada do inverno. A estação que começa oficialmente no dia 21 de junho é marcada por dias mais curtos, noites mais longas, temperaturas baixas e clima seco.

Para muitas pessoas é momento de curtir este clima ameno que, sabemos, não é muito comum em boa parte do Estado do Rio de Janeiro. Bebidas quentes, chocolates, assistir a filmes enrolado no cobertor... Tudo isso combina com o inverno.

Mas há algo além disso que não pode ficar esquecido durante os meses mais frios do ano, a combate ao Aedes aegypti e a prevenção às três doenças que este mosquito transmite – dengue, zika e chikungunya.

Tradicionalmente, os meses mais frios são marcados, também, pela diminuição nos casos de dengue, zika e chikungunya. Mas não pense que, com isso, as medidas de prevenção possam ser deixadas de lado! Não podem!

Ao contrário, este é o melhor período para agir e evitar que a doença volte com força nas próximas estações. Afinal, mesmo que haja uma maior concentração de casos nos meses mais quentes, não se tratam de doenças de uma única estação e o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, pode também representar perigo no inverno.

Você sabia, por exemplo, que os ovos do mosquito podem sobreviver por cerca de um ano em ambiente seco? Para a larva eclodir é preciso que o ovo entre em contato com a água, mas se o local em que ele foi depositado não for eliminado, ele ficará ali esperando o momento propício para dar origem a um novo mosquito. Portanto, basta uma chuva fraca para o perigo voltar ou retornar.

Ou seja, com a queda na temperatura o Aedes aegypti pode até se ausentar, mas não desaparece. Por isso, é fundamental manter as ações de prevenção durante o inverno. Inclusive porque hábitos não surgem da noite para o dia e, no combate à dengue, à chikungunya e à zika, não tem jeito, a prevenção deve ser transformada em hábito e incorporada à rotina.

Para se prevenir, você vai precisar de apenas 10 minutos por semana. Parece pouco, mas este intervalo é determinado pelo ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Como este ciclo leva, do ovo até a fase adulta, cerca de 7 a 10 dias, se a verificação e eliminação dos criadouros – caixas d’água, galões, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado, entre outros – forem realizadas uma vez por semana, será possível evitar o nascimento de novos mosquitos.

<< voltar
Secretaria Estadual de Saúde
Links interessantes

  • Programa Estadual de Transplante
  • Rio sem fumo
  • Rio imagem
  • Rio com saúde
  • 10 minutos salvam vidas
Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil