Xô, Zika!! > Notícias > Projeto Controle de Aedes apresenta resultados promissores
Xô Zika
Projeto Controle de Aedes apresenta resultados promissores
Projeto Controle de Aedes apresenta resultados promissores
28/06/2019


Usar os mosquitos para disseminarem larvicida em seus criadouros e assim eliminar suas larvas e pupas. Esta tática é a aposta do projeto Controle de Aedes spp. com Estações Disseminadoras de Larvicida, sob responsabilidade do pesquisador e diretor da Fiocruz Amazônia, Sérgio Luz. A adoção dessa estratégia de controle de mosquitos Aedes aegypti e Ae. albopictus, transmissores dos vírus da dengue, zika e chikungunya iniciou em 2014, em Manaus e em Manacapuru (AM), cidades nas quais a alternativa apresentou resultados promissores no controle desses vetores. Com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/MS), o projeto foi implantado em outros cenários para que fosse testada a eficácia da disseminação do larvicida pelos mosquitos em escalas espaciais diferentes e maiores.

As Estações Disseminadoras de Larvicida são baldes plásticos, cobertos com pano preto impregnados de larvicida, e que para funcionarem necessitam de uma certa quantidade de água para atrair os mosquitos. Ao pousarem na superfície da Estação, partículas do larvicida são aderidas às pernas e corpo dos mosquitos, que acabam levando esse produto para outros criadouros e, com isso, conseguem matar larvas e pupas, inclusive em criadouros que muitas vezes não poderiam ser localizados pela população e equipes de vigilância.

A equipe  técnica que trabalha no projeto na capacitação de agentes, implantação das Estações, planejamento de atividades e gestão também participou da Reunião Técnica de Avaliação. Os dados recebidos serão analisados pelos pesquisadores e posteriormente estarão disponíveis em publicações científicas e para a sociedade.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

<< voltar
Secretaria Estadual de Saúde
Links interessantes

  • Programa Estadual de Transplante
  • Rio sem fumo
  • Rio imagem
  • Rio com saúde
  • 10 minutos salvam vidas
Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil